Cleópatra sempre foi retratada nas telas por atrizes estonteantes, como Vivien Leigh e Elizabeth Taylor, criando um mito na cultura popular sobre sua enorme beleza, e até mesmo sobre sua extrema vaidade, com hábitos excêntricos como banhos com leite de cabra. Entretanto, embora fosse de fato extremamente sedutora, a Rainha do Egito, ao contrário do que muitos imaginam, não era uma mulher bonita. O fascínio que exercia sobre os homens devia-se a sua vívida personalidade e a sua incrível inteligência, capaz de fazer com que seus objetivos fossem alcançados frequentemente. Era bastante sábia e visivelmente mais culta do que as outras mulheres de sua época, além de ser fluente em seis idiomas: persa, árabe, aramaico, etíope, egípcio e somali. Apesar de sua devoção e admiração pelo povo que governava, Cleópatra não era egípcia de sangue, tendo sido descendente de gregos, macedônios e persas. Chamava a atenção por sua grande habilidade política, por seus métodos criativos e por sua audácia, características que fizeram dela uma grande rainha, capaz de tudo para proteger seu país.
Busto de Cleópatra
Algumas das versões mais importantes para o cinema:
Cleópatra foi interpretada pela primeira vez no cinema por Jeanne d'Alcy em um filme de dois minutos de Georges Méliès. chamado 'Cléopâtre', de 1899. O filme foi considerado perdido por muitos anos, tendo sido redescoberto apenas em 2005. Em 1908, foi a vez de Florence Lawrence interpretar a rainha em 'Antony and Cleopatra'. Helen Gardner viveu Cleópatra no filme de mesmo nome, em 1912. Assista ao filme completo aqui.
Theda Bara foi a protagonista de 'Cleopatra' em 1917. Embora a grande maioria do filme tenha sido perdida, é possível ver algumas partes aqui.
Dirigido por Cecil B. de Mille, 'Cleopatra' (1934) foi estrelado por Claudette Colbert.
Vivien Leigh a representou no filme 'Caesar and Cleopatra', em 1945.
Rhonda Fleming viveu Cleópatra em 'A Serpente do Nilo' (Serpent of the Nile, 1953).
Também em 1953, Sophia Loren fez o filme 'Due Notti com Cleopatra' (Duas Noites Com Cleópatra).
Provavelmente a versão mais conhecida, 'Cleopatra' (1963) deu a Elizabeth Taylor não apenas a oportunidade de interpretar uma das mais poderosas mulheres da história, como também a tornou a atriz mais bem paga até então, ganhando a inédita quantia de 1 milhão de dólares.
Feito exclusivamente para a tv, 'Cleopatra' (1999), traz Leonor Varela como protagonista.
Em 2007, Cleópatra ganhou uma produção brasileira de mesmo nome, estrelado por Alessandra Negrini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário