Uma excelente oportunidade de assistir Barbara Stanwyck em um pre-code, ou seja, em um filme lançado antes da censura que tomou conta de Hollywood alguns anos depois. Os longas desta época, caracterizam-se por elementos muito mais ousados do que os das décadas seguintes, com insinuações e acontecimentos que chocavam os mais conservadores. Além de Barbara, o filme conta também com Joan Blondell, outra grande estrela.
Joan Blondell e Barbara Stanwyck em cena
O papel do vilão Nick havia sido oferecido para James Cagney, mas após o sucesso de O Inimigo Público, também de 1931, o ator foi desconsiderado pois havia se tornado um astro e não precisaria atuar em um papel secundário. O personagem então foi dado para um iniciante, ainda desconhecido na ocasião, chamado Clark Gable.
Casei-me com um Morto (No Man of Her Own, 1950)
Sinopse: Grávida, sem dinheiro e abandonada pelo namorado Stephen, Helen Ferguson resolve voltar para sua terra natal. O trem que ela pega, sofre um grande acidente, e ela vê a oportunidade de assumir a identidade de Patrice Harkness, morta juntamente com o marido Hugh. Helen é aceita pela família do morto, que ainda não conhecia a esposa. Poderia Helen agora controlar seu destino?
Apesar de parecer ligeiramente aproveitadora pela sinopse, ao assistir o filme, conseguimos compreender os sentimentos da personagem, que se vê empurrada pelos acontecimentos e acaba agindo como uma mãe disposta a tudo por seu filho.
O filme Amor por Acidente (Mrs. Winterbourne, 1996), é vagamente inspirado na versão de 1950, assim como no livro Married a Dead Man, de Cornell Woolrich. Porém, enquanto a versão da década de 90 traz uma atmosfera muito mais leve, em tom de comédia romântica, a proposta do longa com Barbara Stanwyck é um pouco diferente, com um clima mais pesado, sendo considerado do gênero noir.
Um documentário simplesmente espetacular, com 68 minutos de duração, que conta com depoimentos e curiosidades sobre uma das épocas mais fascinantes do cinema. Todo dividido em tópicos, aborda todos os temas polêmicos, mostrando cenas de filmes e fatos que deram origem ao código de censura.
A edição está disponível nas melhores lojas do ramo, como Saraiva, Livraria Cultura e 2001 Vídeos.
A edição está disponível nas melhores lojas do ramo, como Saraiva, Livraria Cultura e 2001 Vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário