Rosalind Russell brilha ao interpretar Mama Rose, uma mulher controladora que busca a qualquer preço o sucesso de sua filha mais jovem, a talentosa June (Morgan Brittany). A primogênita, Louise (Diane Pace), é preterida pela mãe, sempre interpretando papéis de coadjuvante ou figurante nos espetáculos criados por Rose para evidenciar o potencial de June. Sem tempo para estudos e para as brincadeiras típicas da infância, as duas são criadas na estrada, em busca da fama, viajando por todo o país, de teatro em teatro.
Alguns anos depois, June (Ann Jilliann), cansada da tirania de sua mãe, decide se casar ainda adolescente, para fugir de seu controle e poder escolher ela própria o rumo de sua carreira. Com isso, as atenções de Rose, voltam-se para a tímida Louise (Natalie Wood), a quem não considera tão talentosa quanto a irmã, porém espera que com algum treinamento consiga sucesso.
Louise, então, vira Gypsy Rose Lee, e torna-se imediatamente um grande sucesso, tendo como marca registrada deixar a alça de seu vestido escorregar. Sua popularidade cresce rapidamente, conseguindo apresentações em teatros cada vez maiores e tornando-se cada vez mais famosa e requisitada. Entretanto, após passar a vida sendo comandada pela mãe, a relação das duas se deteriora e Gypsy decide tomar as rédias de sua vida, limitando cada vez mais a presença de Rose.
Um grande musical que foca mais na relação familiar do que propriamente no sucesso de Gypsy, tendo inclusive algumas semelhanças com a vida da própria Natalie Wood, que também teve uma mãe obcecada pelo seu sucesso, sacrificando sua infância e deixando-a até mesmo com uma sequela em decorrência de uma fratura não tratada, pois não queria que a filha fosse substituída em um filme , caso houvesse a necessidade de imobilizar seu braço. Além das duas atrizes, Karl Malden abrilhanta ainda mais o elenco, interpretando o fiel escudeiro de Rose e seu eterno apaixonado.
A Verdadeira Gypsy
Gypsy serviu de consultora no longa, indo visitar as gravações e dando dicas para Natalie Wood.
Sua irmã, June, não gostou da forma como foi retratada na história, porém aceitou a situação após um acordo financeiro. Tempos depois, ela também escreveu sua versão dos fatos.
June tornou-se atriz, utilizando o nome artístico de June Havoc, chegando a contracenar com a própria Rosalind Russell no filme Solteiras às Soltas (My Sister Eileen, 1942).
Além da notoriedade que alcançou com o teatro burlesco, Gypsy fez alguns filmes em Hollywood, porém sem o mesmo destaque, por não ser considerada uma boa atriz.
Curiosidades
As atrizes Judy Garland e Judy Holiday também foram cogitadas para o papel de Mama Rose;
Lançamento do dvd no Brasil
Ainda inédito no país, o dvd está sendo lançado pela distribuidora Obras-Primas do cinema e traz como extras Cenas deletadas (6 min) , trailer original (3 min) e Galeria de Imagens. O filme pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo, como Saraiva, 2001 Vídeo e Colecione Clássicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário