Dirigido por Bruce Beresford, o mesmo de longas como Conduzindo Miss Daisy (1989) e Risco Duplo (1999), Breaker Morant é um filme australiano, considerado pelo History Channel como um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos.
O filme se passa durante a Guerra dos Bôeres, em 1899, e conta a história verídica de três tenentes australianos que se juntaram ao exército britânico, porém foram acusados de crime de guerra, por ter matado um homem sem um julgamento justo. A Guerra dos Bôeres foram dois confrontos que ocorreram na África do Sul, envolvendo colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, contra exército britânico, para se apoderar de minas de ouro e diamantes. A trama ocorre durante a segunda batalha.
A escolha ator britânico Edward Woodward como protagonista causou polêmica na época, por se tratar de um filme australiano, porém uma das justificativas utilizadas pelos realizadores foi que o próprio Harry 'Breaker' Morant, personagem principal e que da nome ao filme, era inglês.
O verdadeiro Breaker Morant
O filme aborda o julgamento dos três acusados, que haviam executado um homem ser ter provas de sua culpa pelo assassinato de outro oficial. Ao invés de ter um julgamento justo e formal, os três foram submetidos ao julgamento de um juri formado apenas por membros do exército britânico, num local improvisado na África do Sul. A alegação da defesa era que os réus estavam apenas cumprindo ordens e agindo conforme o estipulado nas normas do exército. Por conta deste caso, a Austrália nunca mais permitiu que seus soldados fossem julgados por uma corte britânica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário