Quem é Philip Marlowe?
Criado em meados dos anos 30 pelo escritor Raymond Chandler, o personagem é um detetive particular sem tanto prestígio mas com uma certa reputação em seu ramo. Tem aproximadamente 40 anos, fuma e bebe fartamente. Em seu modesto escritório em Los Angeles, é encarregado dos mais diversos casos, que geralmente envolvem crimes e femme fatales. No cinema, Marlowe foi interpretado por grandes nomes, como Humphrey Bogart (foto acima), Robert Montgomery, Dick Powell e Robert Mitchum. Os livros de Chandler foram adaptados diversas vezes, incluindo também versões para o rádio e a televisão.
O longa de 2022, no entanto, não é adaptado de uma das obras originais de Raymond Chandler. O livro que deu origem ao filme é 'A Loura de Olhos Negros: Uma aventura de Philip Marlow' (The Black-Eyed Blonde, 2014), de autoria de Benjamin Black (pseudônimo do renomado escritor John Banville).
O enredo
Bay City, Califórnia, 1939. O detetive Phillip Marlowe recebe uma nova cliente em seu escritório. A bela e misteriosa senhorita Cavendish solicita seus serviços para encontrar o amante desaparecido. Em meio a clubes noturnos, estúdios de cinema e informantes pouco confiáveis, o investigador segue os últimos passos de Nico Peterson. Com atividades profissionais duvidosas, que incluiam contrabando e romances com mulheres casadas, ele inicialmente é dado como morto. Cabe a Marlowe descobrir se Peterson foi assassinado ou está fingindo a própria morte, além dos reais motivos para todo o imbróglio em que se encontra.
Pontos positivos e pontos negativos da adaptação
Como pontos positivos do longa, destaco a ideia de trazer novamente para as telas um personagem tão marcante do cinema e da literatura como Marlowe, fazendo com que novas gerações o conheçam. A ambientação de época sempre me agrada muito, incluindo a atmosfera de mistério e desconfiança dos filmes noir.
Falando neste subgênero tão querido pelos cinéfilos, vale ressaltar as referências aos clássicos noir presentes na produção, incluindo 'Relíquia Macabra' (The Maltese Falcon, 1941) e 'Chinatown' (1974). John Huston, que trabalhou em ambos, respectivamente como diretor e ator, também é homenageado pela presença de seu filho Danny Huston no elenco.
Outra participação que merece ser evidenciada é a de Jessica Lange, longe das telas há quatro anos. A atriz, que vinha se dedicando mais à televisão, interpreta uma antiga estrela de Hollywood enfrentando o declínio de sua carreira.
Apesar de inicialmente intrigante, o roteiro é o maior ponto negativo do filme. Embora muitas vezes narrativas lentas sejam necessárias para a construção de uma história, aqui a evolução morna do enredo não justifica tal escolha. Apesar de não ser exatamente previsível em sua totalidade, os desdobramentos da trama não surpreendem o suficiente o espectador, tornando o longa um tanto esquecível. O elenco, com nomes aclamados, tem atuações apenas corretas. O filme não chega a ser ruim porém carece de elementos e reviravoltas que o tornem algo além de mediano.
É impossível para mim não reparar na discrepância da indústria do cinema em relação à velhice. Vencedora de prêmios como Oscar, Emmy, Tony, SAG Award e Globo de Ouro, Jessica Lange continua na ativa, porém com clara escassez de bons papéis. Já Liam Neeson, apenas 3 anos mais novo, emplaca um filme atrás do outro, geralmente como protagonista. Apesar de ser quase uma unanimidade em sua atuação e também ter diversas premiações no currículo, fica clara a distinção entre homens e mulheres em Hollywood, mesmo em pleno século XXI. É admirável que atores como Neeson continuem sendo valorizados, com seu devido mérito reconhecido. O que é lamentável é que o mesmo não aconteça com a maioria das atrizes, que raramente conseguem papéis de destaque em longas que não sejam sobre doenças, decadência ou qualquer assunto relacionado à idade.
Ficha Técnica:
Direção: Neil Jordan;
Roteiro: William Monahan e Neil Jordan. Baseado no romance de John Banville. Personagem original de Raymond Chandler;
Duração: 1 h e 49 min.
Elenco principal: Liam Neeson, Diane Kruger, Jessica Lange, Alan Cumming e Danny Huston;
Roteiro: William Monahan e Neil Jordan. Baseado no romance de John Banville. Personagem original de Raymond Chandler;
Duração: 1 h e 49 min.
Elenco principal: Liam Neeson, Diane Kruger, Jessica Lange, Alan Cumming e Danny Huston;
Gênero: Mistério, crime, neo-noir;
País de origem: EUA
Idioma: Inglês
País de origem: EUA
Idioma: Inglês
O filme está disponível pelo Prime Vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário